Maurice Ravel, nasceu em Ciboure (França) 1875. Foi contemporâneo e também um rival de Debussy. Faleceu em Paris (1937).
Suas orincipais obras são: A Pavana para uma criança defunta (1899); Jesux d’eaux (1901); Le tombeau de Couperin (1917); Concerto para mão esquerda valse (1920); A ópera L’enfant et lês sortilèges (1925).
Mas sua obra mais conhecida é o “Bolero”.
Bolero de Ravel (Orquestra Philharmonic de Paris)
O Bolero foi composto em 1928 para balé, encomendado pela dançarina Ida Rubinstein. Foi apresentado pela primeira vez no Théâtre Royal de La Monnaie, em Bruxelas (1961). Os instrumentos são de orquestra, onde alguns se sobressaem ao longo da peça. Os dois temas (A e B) presentes na obra são repetidos dezoito vezes alternadamente, ocorrendo variação tímbrica; aumento da densidade sonora (a peça inicia pianíssimo e aos poucos os instrumentos vão se agregando até chegar ao fortíssimo); no final há mudança de tonalidade.
Na sala de aula
Podemos utilizar essa obra em sala de aula propondo ao aluno uma atividades de de audição, conhecimento da estrutura musical, percepção de timbres dos instrumentos musicais, entre outros.
* Levar o aluno a escutar o Bolero de Ravel livremente, deixar as emoções aflorarem, esses sentimentos serão diferentes de acordo com a vivencia de cada um, suas lembranças e seus sentimentos.
* Apresentar a eles todos os instrumentos presentes na obra, explorando seus timbres.
Esses instrumentos presentes são:
A Flauta transversal
A Clarineta
O Fagote
Oboé
Trompete
Sax Tenor
Sax soprano
Trompa
Celesta
Trombone
Violino
Família de Cordas
Família de Metais
* Ouvir novamente tentando identificar quantas vezes a introdução, o tema A e o tema B aparecem na obra.
Listagem da estrutura da peça
(grupos de instrumentos conforme a ordem em que aparecem na peça e a alternância dos temas):
Cenas (partes) | Instrumento | vídeo |
1.Tema A | Flauta | 00:27 (pouca densidade) |
2.Tema A | Clarineta (clarinete) | 01:22 |
3. Tema B | Fagote (no registro agudo) | 02:17 |
4.Tema B | Requinta (ou clarinete-família dos clarinetes) | 03:12 |
5. Tema A | Oboé | 04:07 |
6.Tema A | Trompete com surdina + flauta | 05:02 + 05:26 (+ densidade) |
7.Tema B | Sax tenor | 05:56 |
8.Tema B | Sax soprano | 06:51 |
9. Tema A | Trompa + celesta + requinta | 07:45 juntos |
10.Tema A | Sopros de madeira | 08:39 |
11.Tema B | Trombone | 09:33 |
12.Tema B | Sopros | 10:26 (++ densidade) |
13.Tema A | Violinos + sopros de madeira | 11:19 |
14. Tema A | Violino + sopros | 12:11 |
15. Tema B | Violino + sopros + trompete | 13:03 (+++ densidade) |
16. Tema B | Cordas + sopros de madeira + trombone | 13:54 |
17. Tema A | Violinos + sopros de madeira + trompete | 14:46 |
18.Tema B | Violinos + sopros de madeira + metais | 15:37
16:22 muda tonalidade e variação do tema 16:45 Final com todos os instrumentos. (++++densidade) |
* E como última atividade pedir para que os alunos desenhe por meio de sinais gráficos a introdução, tema A e tema B da obra (partes).
Curiosidade:
No município de Cabedelo, na famosa praia fluvial do Jacaré, uma das grandes atrações para quem vai a Paraíba é ver um maravilhoso por do sol escutando o Bolero de Ravel sendo tocado pelo Jurandy do Sax, em uma pequena canoa.
É um momento mágico…. que eu tive o privilégio de poder ver!!!!!!
“A música expressa o que não pode ser dito em palavras mas não pode permanecer em silêncio”.
OBS: Essa atividade teve a colaboração de Roberta Wisnievski e Cris Müller.